Bolos (inclui natas) e pastelaria em geral. Não deve comer ao pequeno-almoço. É bem? É muito bom. Sabe bem? Sabe muito muito bem. Não deve comer ao pequeno-almoço. Pode, de quando em vez, cometer um pecado como excepção. Nunca a regra.

Mas os bolos açucarados e amanteigados não são os únicos alimentos que deve evitar para a sua refeição matinal. Há muitos outros “delinquentes do pequeno-almoço” (como costumamos chamar) que são desprovidos de nutrição ou que o incitam a sentir fome e a ansiar por mais doces e outro tipo de alimentos que não lhe fazem bem mais tarde.

E alguns destes alimento podem surpreendê-lo. No entanto tente mesmo controlar esta refeição e tentar que seja equilibrada para ter boa energia durante o dia. Ao fim-de-semana, aí sim, pode ser mais “excêntrico”!

1 – Cereais

Os cereais são sempre muito convenientes por ter por perto, fáceis e rápidos de preparar e comer. Mas a maioria dos cereais são ricos em açúcar e baixos em coisas boas para si, como fibras e proteínas. O resultado disto é que há uma grande probabilidade do seu estômago pedir novamente alimentos por não se sentir saciado, fazendo com que aqueles snacks rápidos na sala de café da empresa, pareça um paraíso.

Se gosta de cereais, coma papas de aveia. A aveia é igualmente fácil de fazer, pode misturar com frutas, e vai mantê-lo satisfeito durante toda a manhã. E se quer mesmo cereais? Escolha uma opção com pelo menos 5g de fibra e menos de 10g de açúcar por porção.

2 – Sanduíches de pequeno-almoço compradas na pastelaria da esquina

Uma sanduíche de ovos e queijo pode ser uma opção boa para o pequeno-almoço – se o fizer por si (ou encomendar à BIB). Muitas sanduíches que vê em cafés e pastelarias são embaladas com sódio, conservantes, e gorduras insalubres. Estas sanduíches são normalmente suficientemente grandes para alimentar duas pessoas, e estão sobrecarregadas com queijo e carnes processadas como salsichas ou bacon. Experimente uma simples torrada vegetariana numa fatia de torrada de trigo integral ou uma tortilha de trigo integral em vez disso. Ou pergunte-nos, nós sabemos o que é bom para si!

3 – Sumo Verde

Sabemos que os vegetais têm muitas vitaminas, minerais e antioxidantes. Mas a maioria dos sumos verdes são também ricos em açúcar (graças a toda a fruta utilizada para adoçá-los) e têm falta de fibras e de proteínas. O que significa que, se beber só sumo verde ao pequeno-almoço, é por si só é um pequeno-almoço pobre. Se optar por sumo verde, procure um com baixo teor de açúcar, e beba-o mas acompanhe com uma torrada de cereais integrais com manteiga de nozes, iogurte com fruta, ou ovos.

4 – Iogurtes aromatizados

Agora ficou a pensar: o iogurte não é bom para o pequeno-almoço porquê? Porque nem todos os alimentos lácteos fermentados são criados de forma igual. As variedades aromatizadas podem embalar tanto açúcar como conservantes. Escolha iogurtes naturais e tente adoçar o iogurte com mel ou fruta que goste de comer.

5 – Farinha de aveia pré-misturada

Sabemos que os pacotes de aveia pré-misturada que comprámos nos facilitam as manhãs. (Basta adicionar água e meter no microondas!) Mas são basicamente cereais com açúcar dentro de uma caixa bonita e que parece saudável mas estão disfarçados: as papas de aveia pré-misturadas e aromatizadas são normalmente carregadas com açúcar. Além disso, são normalmente feitas com aveia instantânea, que é altamente processada e mais baixa em fibra do que a aveia laminada ou cortada em aço.  Se não houver tempo para uma tigela de aveia normal, faça em vez disso um lote de pacotes de aveia instantânea caseiros. São igualmente rápidos, mas são mais altos em fibra. Além disso, é possível controlar o teor de açúcar. 

6 – Tostas e torradas amanteigadas

Mesmo que se escolha um pão de trigo integral, uma fatia de pão com manteiga está longe de ser um pequeno-almoço ideal. Para começar, a maioria das pastas de barrar e margarinas contêm gorduras saturadas e a gordura sintética é perigosa já que pode aumentar o mau colesterol, baixar o bom colesterol, e aumentar o risco de doenças cardíacas e diabetes. Se adora tostas e torradas ao pequeno-almoço, coma uma fatia de torrada de cereais integrais com um pouco de manteiga (certifique-se que é verdadeira e o nível de gordura), e desfrute-a com uma omelete de vegetais.

7 – Café

Caso não tenha ouvido ainda falar, o café é realmente, realmente bom para si. Verdade. Mas uma chávena de café simples não é um substituto para uma refeição. Não deve sair de casa só com café. A cafeína no café pode abafar temporariamente o seu apetite, mas é provável que, a meio da manhã, se veja a devorar o lanche que levou para o trabalho (e o do seu ou sua colega do lado)… Em vez de bebericar café sozinho, desfrute do seu café com a refeição. Não tem fome ao acordar? Tome primeiro o seu café e vá tomar um duche. Depois, antes de sair de casa, faça uma refeição muito ligeira e prepare um pequeno lanche para comer mais tarde de manhã, como fruta e queijo, ou meia sandes de manteiga de nozes. Vai ficar contente por o ter feito!

Todas as semanas dicas de saúde e boa alimentação aqui no Breakfast in Blog! Se tiver dúvidas no que deve comer, fale connosco e nós entregaremos em sua casa as melhores opções para si. Contamos consigo desse lado!