Desde crianças ouvimos dizer que o pequeno-almoço é refeição mais importante do dia. E é verdade. É o pequeno-almoço que nos dá o combustível necessário para um dia de escola ou de trabalho, e terminamos o longo jejum da noite.

Mas não é pelo facto de ser a refeição mais importante e a que devemos dar mais atenção, que significa termos carta-branca para comer o que nos apetece. Se quer tirar o máximo proveito do pequeno-almoço, saiba porque os frutos secos não devem faltar nesta refeição.

Frutos secos

Sejam triturados num sumo de fruta, adicionados no iogurte ou simplesmente para petiscar, os frutos secos devem ser presença obrigatória no pequeno-almoço. Além de saciar, oferecem gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e fibras que o corpo precisa. As nozes, avelãs, amendoins, castanhas do brasil, entre outros, fornecem energia de libertação lenta.

Não se deixe levar por nozes açucaradas, manteigas de sementes ou barritas de sementes com açucares adicionados.

As nozes e as sementes são o melhor “fast food” se estiver num dia corrido em que o almoço será tardio. Basta pegar num pequeno punhado de amêndoas, nozes ou sementes de abóbora e colocar num recipiente pequeno e sair porta fora.

Também é fácil adicionar uma colher de sobremesa de frutos secos ou sementes no seu smoothie do pequeno-almoço!

Pistachos

Adicionar este delicioso fruto seco ao seu regime alimentar pode ajudá-lo a queimar gordura na zona do abdómen e emagrecer.

Quem não se preocupa, em algum momento, com o seu corpo e com a boa forma física? Hoje em dia, cada vez mais, há uma maior consciencialização para um corpo saudável. Para isso, além de praticar exercício físico regularmente, é também essencial manter uma alimentação saudável. Uma maneira eficaz para emagrecer, consiste muitas vezes em fazer simples ajustes no que escolhe comer no dia a dia.

Um estudo, publicado na revista Nutrition, garante que o consumo diário de pistachos ao pequeno-almoço potencia a eliminação de gordura, sobretudo na zona abdominal.

Estes frutos secos apresentam um alto teor de fibra, minerais e de vitaminas B, nutrientes perfeitos para uma refeição nutritiva. Aumentam os níveis de saciedade do organismo, fazendo com que se sinta satisfeito durante mais tempo e consequentemente acabando por ingerir menores quantidades.

Neste estudo analisaram um grupo de voluntários que adicionaram o fruto seco às suas dietas. Os indivíduos ingeriram 20% do consumo total diário de calorias em pistachos, aumentando assim a ingestão de proteína e reduzindo os hidratos de carbono.

Um outro grupo de controle, não comeu pistachos, e ingeriu uma dieta tendo como base 60% de hidratos, 15% de proteína e 25% de gordura.

Após seis meses, o grupo que comeu pistachos reduziu em média o tamanho da cintura em 6,6 centímetros.

Os pesquisadores detetaram ainda que os níveis de colesterol destes indivíduos haviam descido cerca de 15 pontos e notaram uma melhoria nos níveis de açúcar no sangue.