O pequeno-almoço é uma refeição importante também para os mais pequenos. É através dela que as crianças obtêm a energia necessária para utilizarem ao longo do dia.

A ausência de pequeno-almoço traduz-se em fraqueza, falta de energia, sonolência, apatia, dor de cabeça, mau humor e obesidade. Isso sem contar que o jejum prolongado pode causar défice de atenção e prejudicar o rendimento escolar. Por isso, mesmo que esteja com pressa, precisa de criar esse hábito desde cedo.

Não basta oferecer apenas fruta e pensar que é suficiente. A primeira refeição do dia deve ser equilibrada e oferecer uma variedade de alimentos saudáveis. É importante apostar num pequeno-almoço que ofereça carboidratos, proteínas e gorduras. Essa combinação fornece energia e componentes fundamentais para o crescimento e a manutenção de um corpo saudável. Os carboidratos fornecem a energia necessária para que as crianças superem todas as tarefas do dia a dia; as proteínas ajudam na formação de músculos e tecidos, sendo essenciais para o bom desenvolvimento dos pequenos; e os lípidos fortalecem o sistema imunológico, mantendo-os fortes e livres de doenças.

Um pouco confuso com tantas possibilidades de alimentos?

De seguida, indicamos-lhe as melhores opções:

– Carboidratos: pão integral, torrada, bolachas (sem recheio nem gordura saturada), tapioca, aveia ou cereal matinal;

– Proteínas: leite (integral ou semidesnatado), iogurte, requeijão, queijo branco fresco, fiambre de peito de peru ou ovos mexidos;

– Vitaminas e minerais: frutas e sumo natural.

Uma boa maneira de consumir esses nutrientes logo pela manhã é combinar um cereal (carboidrato) com leite morno (proteína). Rico em fibras, o alimento ajuda a manter o funcionamento correto do intestino, evitando problemas como a prisão de ventre, além de melhorar a saciedade.

Na hora de escolher o cereal matinal, é importante conferir o rótulo e garantir que o produto também ofereça uma variedade de vitaminas e minerais, como o ferro e o zinco. A farinha de trigo integral, a cevada e a aveia são alguns ingredientes benéficos que podem aparecer na composição. Lembre-se: aqueles que constam no topo da lista da tabela nutricional são os encontrados em maior quantidade.

“Pequeno-almoço de rei, almoço de príncipe e jantar de pobre” tem a sua razão.

Se fez um bom pequeno-almoço, um bom almoço e comeu qualquer coisa saudável ao lanche, o jantar deve ser uma refeição bastante leve.

Convém jantar 2 a 3 horas antes de ir para a cama. Assim dormirá melhor e de manhã acorda com fome suficiente para o pequeno-almoço de rei!

Assim como os adultos, as crianças também precisam comer a cada três horas. Por isso, mesmo com um pequeno-almoço saudável e reforçado, é importante que os pais mandem para a escola um lanche leve.