O pequeno-almoço é, talvez, a refeição mais difícil de variar ao longo dos dias. Mas, no entanto, é fundamental que esta refeição seja variada e com base em ingredientes saudáveis.

A primeira refeição do dia é responsável por nos fornecer nutrientes importantes e que serão essenciais para mantermos os nossos níveis de energia ao longo do dia. Um pequeno-almoço equilibrado, saudável e nutritivo pode mesmo ser o segredo para aumentar a sensação de bem-estar geral, manter o nosso humor e a nossa disposição em nível mais elevados e, certamente, garantir também que dispomos de toda a energia que necessitamos.

Nem sempre é fácil pensarmos em diferentes opções para que possamos ter pequenos-almoços diversificados e variados a cada dia. Por isso, a tendência, regra geral, é cair na tentação ou, melhor dizendo, optar por soluções rápidas mas nem sempre saudáveis, como os conhecidos cereais de pequeno-almoço ou o tradicional pão com manteiga. Quer para miúdos, quer para os graúdos, há várias soluções e alternativas para esta tão importante refeição e que não incluem as elevadas quantidades de açúcar, gorduras, sal e outros ingredientes indesejados que vemos, por exemplo, nos cereais comuns.

Mas, afinal, que alternativas são estas? E são de difícil preparação? Exigem muito tempo e ingredientes estanhos que nunca temos em casa?

Nada disso. Ora veja.

Panquecas

Quando falamos em panquecas, pensamos, provavelmente em algo mais complexo do que aquilo que é, efetivamente na realidade.

As panquecas para o pequeno almoço podem ser feitas de várias formas e com recurso a ingredientes sempre diferentes, ou seja, não corremos o risco de comer sempre a mesma coisa. Desde panquecas de aveia, a panquecas de banana ou de cacau, passando pelas várias farinhas que hoje temos ao nosso dispor, é muito fácil variar o sabor das panquecas que escolhemos. E existe todo um mundo de receitas espalhado pela internet. Por isso, não há desculpa. E se acha que não tem tempo logo de manhã para se dedicar à cozinha, não exclua esta opção. Deixamos-lhe aqui a solução! Pode prepará-las no dia anterior e, se forem convenientemente armazenadas, no dia seguinte estão ótimas!

A acompanhar as panquecas pode optar por aquilo que mais gosta, um iogurte, um sumo natural, um copo de bebida vegetal, uma cevada ou um café. Opções não faltam!

Papas de aveia

As papas de aveia são, sem dúvida, uma das opções de pequeno-almoço a que as pessoas mais recorrem hoje em dia. E as razões são várias. Os flocos de aveia são saudáveis, são nutritivos, são saciantes e permitem uma enorme diversidade de combinações para obter umas papas super cremosas e saborosas. A preparação é muito simples e não demora muito tempo, basta juntar uma bebida do seu agrado aos flocos e deixar cozinhar. Aqui pode, por exemplo, juntar cubinhos de fruta para dar às suas papas um sabor diferente ou, se for mais guloso, pode juntar também um pouco de chocolate negro ou cacau. Não se vai arrepender. Depois, pode decorar as papas de aveia com frutos vermelhos ou outra fruta que tenha em casa.

Pão

Se abdicar do pão não é uma opção, então não se preocupe pois não tem de o fazer. Existem cada vez mais opções de pão um pouco mais saudável, isto é, feito à base de ingredientes menos prejudiciais ou inflamatórios para o nosso organismo. Se gosta de comprar o pão que consome, procure um tipo de pão mais escuro e que, se possível, não contenha um elevado número de ingredientes, entre os quais aditivos, conservantes, etc. Quanto mais natural, melhor. Mas pode sempre fazer o seu pão em casa. Não é nada difícil e, garantidamente, vai conseguir um pão mais saudável. A sua saúde vai agradecer. Experimente juntar ao pão algumas fatias de requeijão, por exemplo, e também alguma fruta.

Ovos mexidos

Tradicional, universal e com todas as razões para isso. Nutritivos, saborosos e saudáveis. O que mais podemos querer? Aos ovos mexidos poderá juntar uma enorme variedade de opções, entre as quais, por exemplo, fruta, uma fatia de pão escuro, queijo fresco ou requeijão.

Iogurte e flocos

O iogurte natural é, também, uma boa opção para um pequeno-almoço equilibrado. Ao iogurte poderá sempre juntar alguma fruta e também alguns flocos, para lhe dar uma maior sensação de saciedade. Mas atenção, os flocos devem ser com baixos teores de açúcar, por isso não vale recorrer às opções mais processadas. Opte por flocos de aveia ou até mesmo por granola, sem açúcar, que poderá mesmo fazer em casa.

Um pequeno-almoço equilibrado e saudável devia ser uma prioridade de todos nós, mas com a intensidade do nosso dia-a-dia nem sempre é fácil. O segredo é planear, ter disponíveis em casa alguns ingredientes básicos e, assim, vai ser muito mais fácil variar optando sempre por alternativas nutritivas mas também saudáveis.