As panquecas além de serem deliciosas, podem ter uma apresentação elegante. Comum ao pequeno-almoço, também pode cair muito bem como lanche ou até mesmo prato principal (no caso das panquecas salgadas).

A massa pode ser simples ou mais elaborada, com ou sem cobertura, frutas ou sementes, depende muito dos gostos.

Deixamos aqui algumas receitas de deliciosas panquecas que irão tornar o seu pequeno-almoço ou lanche memorável.

Panquecas americanas

Ingredientes:
2 ovos

1 chávena de leite

5 colheres de sopa de manteiga

1 chávena de farinha de trigo

1 colher de sopa de açúcar

3/4 colher de chá de sal

4 colheres de chá de fermento em pó

Preparação:

Coloque todos os ingredientes secos numa tigela e misture com uma vara de arames até ficar uma mistura homogénea. Reserve.

Coloque o leite e a manteiga numa panela em lume brando. Quando a manteiga derreter, desligue a fonte de calor e transfira para um recipiente para arrefecer. Adicione a mistura aos ovos quando ela estiver morna.

Coloque os ovos num recipiente maior e, com a vara de arames, bata-os até ficarem homogéneos. Misture o leite e a manteiga, adicione essa mistura aos ovos e bata até homogeneizar. Acrescente a mistura da farinha e envolva rapidamente com um garfo, deixando algumas pequenas bolas de farinha.

Unte uma frigideira anti-aderente com óleo e, em lume médio, coloque 3 colheres de sopa de massa. Quando dourar o fundo, vire e deixe por mais cerca de 30 segundos ou até dourar o outro lado. A cada nova panqueca, unte a frigideira e reduza o lume para o mínimo à medida que a frigideira ficar muito quente.

Sirva as panquecas com o que preferir.

Panquecas integrais com morangos e Nutella

Ingredientes:

1 chávena de farinha de trigo integral

1 colher de sobremesa de fermento em pó

2 colheres de sopa de açúcar

1 pitada de sal

1 chávena de leite

1 ovo

1 fio de óleo

4 morangos cortados em quartos

3 colheres de sopa de Nutella

Preparação:

Num recipiente misture bem todos os ingredientes secos. Noutro recipiente bata bem o ovo e junte o leite misturando até incorporar. Adicione a mistura aos ingredientes secos aos poucos misturando até que fique homogéneo. A massa não deve ser muito grossa, caso seja necessário acrescente mais leite. Unte uma frigideira com um fio de óleo e aqueça em lume médio. Coloque uma colher de massa no centro da frigideira e aguarde. Quando criar bolhas na parte de cima, é o momento de virar a massa. Com cuidado e a ajuda de uma espátula vire a panqueca e deixe dourar do outro lado. Sirva em seguida. Para a cobertura leve a nutella ao micro-ondas durante 1 minuto. Misture bem. Coloque por cima das panquecas com os morangos.

Panquecas sem glúten e lactose

Ingredientes:
200g de farinha de arroz

40g de açúcar

1 colher de chá de fermento em pó

1 pitada de sal

2 ovos

50ml de óleo

180ml de leite de soja

1 colher de chá de extrato de baunilha

Preparação:

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou numa tigela com uma vara de arames. Aqueça uma frigideira anti-aderente em lume médio. Coloque um pouco da massa na frigideira, formando um círculo de aproximadamente 10 cm. Quando começar a ficar mais firme, após um minuto ou dois, vire a panqueca. Ela deve estar dourada. Deixe o mesmo tempo do outro lado até dourar. Sirva com mel, chocolate, frutos vermelhos ou o que preferir!

Panquecas vegan

Ingredientes:
1 e 1/2 chávena de chá de farinha de trigo

1 colher de sopa de açúcar

1 pitada de sal

1 chávena de chá de leite de soja

2 colheres de sopa de óleo vegetal

1 colher de sopa de vinagre

2 colheres de chá de fermento em pó

Preparação:

Peneire a farinha o açúcar e o sal para um recipiente e em seguida misture. Adicione o leite de soja, o óleo, o vinagre, e misture bem, com uma vara de arames ou um garfo. Adicione o fermento em pó e misture. Numa frigideira coloque um fio de óleo e acrescente uma camada de massa com cerca de 0,5 cm. Deixe cozinhar, e quando a panqueca ficar bem douradinha, vire para dourar do outro lado. Repita o processo com a restante massa. Sirva com o que preferir.

Panquecas de banana e aveia

Ingredientes:
2 ovos

2 bananas maduras

1/2 chávena de flocos de aveia

1/2 colher de chá de fermento

1/2 colher de chá de canela

Preparação:

No liquidificador misture todos os ingredientes até ficar uma massa homogénea.
Para fazer as panquecas, aqueça uma frigideira com um pouco de manteiga ou óleo de coco e coloque colheres da massa para formar as panquecas. Vire quando a massa começar a formar bolhas. Sirva com mel e frutas da sua preferência.

Panquecas de aveia, banana e linhaça

Ingredientes:
1 chávena de farinha de trigo

1/2 chávena de farinha integral

1 banana esmagada

1 colher de sopa de linhaça

2 colheres de sopa de flocos de aveia

1 ovo

3/4 chávena de leite

1 colher de sopa de óleo de girassol

2 colheres de sopa de açúcar

1 pitada de sal

2 colheres de chá de fermento

Preparação:

Com uma vara de arames bata o ovo e o açúcar até misturar bem. Acrescente o óleo e misture mais um pouco. Adicione os restantes ingredientes, sendo o fermento o último. Se a massa ficar muito dura, acrescente mais um pouco de leite. Cozinhe as panquecas dos dois lados numa frigideira anti-aderente levemente untada com óleo.

E já está! A sua semana vai ficar deliciosa! Boa semana!