Sabia que somos os únicos seres vivos que bebem leite de outra espécie?

Existem benefícios para a saúde em trocar o leite de vaca por outra bebida, ou o leite de vaca fornece nutrientes vitais que não podemos obter de outras fontes?

E o leite realmente agrava a intolerância à lactose da maioria das pessoas?

Preocupações com a saúde

Uma das preocupações com o leite nos últimos anos, é a quantidade de hormonas presentes. Embora um estudo tenha vinculado esses níveis de estrogénio ao cancro de mama, de ovário e de útero, também há cientistas que defendem que a ingestão de hormonas através do leite de vaca não é motivo de preocupação por serem doses mínimas.

Apenas uma ingestão muito alta de leite poderá estar relacionada com problemas cardíacos, não há pesquisas que demonstrem que a ingestão moderada seja prejudicial.

Para quem tem alergia ou intolerância à lactose, e não pode consumir produtos que têm como base o leite de vaca, as bebidas vegetais podem ser uma excelente alternativa. No entanto, recomenda-se acompanhamento nutricional para garantir uma dieta equilibrada.

À procura de alternativas

As bebidas vegetais estão presentes nos supermercados e são uma ótima opção para quem necessita de uma alternativa ao leite.

Mas será que substituem o leite?

Por vezes ouvimos falar na expressão “leite vegetal”, mas esta está errada. O termo correto é “bebida vegetal”, ou mesmo “extrato vegetal”, para nos referirmos a este produto, uma vez que é um extrato produzido a partir de alimentos como soja, arroz, aveia, coco, amêndoas, nozes, entre outros.

O leite e as bebidas vegetais não são comparáveis do ponto de vista nutricional, pois cada um deles pertence a grupos de alimentos diferentes, com origens bioquímicas distintas e que, portanto, entregam diferentes nutrientes ao corpo, cada um com seu papel dentro de uma dieta equilibrada.

Tanto o leite como as bebidas vegetais têm cálcio, mas no caso do leite, além de ser intrínseco, tem maior facilidade de absorção e metabolização pelo organismo do que o cálcio presente nas bebidas vegetais. O cálcio é o nutriente mais conhecido do leite, mas também possui outros elementos intrínsecos que contribuem para o bom funcionamento do organismo, como o caso do fósforo, do magnésio, da vitamina A e das vitaminas do complexo B. É importante também destacar que o leite é uma fonte riquíssima de proteínas de alto valor biológico.

Já nas bebidas vegetais, as suas principais características nutricionais são fornecidas pelo vegetal que lhe serve de base. Depois, elas podem receber outros complementos, adicionados no processo de fabricação, como sais de cálcio.

Para as pessoas com intolerância à lactose, também é possível consumir lácteos que tenham menor quantidade de lactose, como queijos e iogurtes, ou leite de origem animal sem lactose. As bebidas de origem vegetal podem ser opções ao leite de vaca, nomeadamente as bebidas de soja, de amêndoa, de avelã, de coco, de arroz e de aveia. Estas bebidas estão aptas para intolerantes à lactose e alérgicos à proteína do leite de vaca. No entanto, apresentam diferenças significativas a nível nutricional.

Discussão sem fim à vista

Alguns especialistas desaconselham as alternativas do leite no caso das crianças.

E também há preocupações no que diz respeito aos ingredientes que fazem ou não parte da composição das bebidas vegetais. Embora o leite de vaca contenha lactose, um açúcar que está presente naturalmente, as alternativas ao leite geralmente contêm açúcar adicionado, que é mais prejudicial à nossa saúde.

Decidir beber leite de vaca ou uma das muitas alternativas, pode deixar-nos confusos porque existem muitas opções. Escolher a sua alternativa ao leite deve envolver analisar as informações nutricionais de cada uma e decidir qual a bebida que será melhor para si.

O mais importante é que decida qual a bebida que vai ao encontro do que necessita e que tome as decisões certas de acordo com o seu contexto. Qualquer que seja a sua decisão, não estará perdendo nutrientes vitais se seguir uma dieta equilibrada. Na maioria dos casos, um substituto pode ser usado no lugar do leite. Embora não seja necessário evitar o leite, também não é necessário que bebamos leite. Ele pode ser substituído por outros produtos.